Encontrando a Estante Perfeita

estante menor

Quando voltei do intercâmbio, umas das experiências mais legais de chegar em casa foi ter uma estante novinha no meu quarto. Logo no primeiro vídeo muita gente me perguntou de onde era a tal estante, onde poderiam comprar, coisas do tipo. Para desapontamento geral da nação, a minha estante foi feita por encomenda. Minha mãe planejou-a direitinho e mandou fazer direto com um marceneiro, que depois veio aqui e instalou tudo.

Pessoalmente, é isso que eu recomendo: estante feita por encomenda. Pode ser mais trabalhoso lidar com marceneiro do que comprar uma prontinha, mas a qualidade de estantes já prontas costuma ser bem inferior a uma feita com madeira bem escolhida. Além disso, você pode tirar as medidas certinhas do seu quarto ou escritório e fazer uma estante que fique perfeitamente adequada ao espaço e às suas necessidades.

Encontrei no Casa.com.br algumas sugestões bem legais de estantes com os modelos de marcenaria prontos:

estante 1

Esse é um modelo muito parecido com a minha própria estante, embora eu não tenha caixas verticais como aqui. E bem legal para brincar com a decoração além de simplesmente organizar os livros. A profundidade das caixinhas não está especificada aqui, mas isso também depende do que cada um quer. Aqui em casa, por exemplo, a maior parte da estante tem 21cm de profundidade e três delas têm 28cm, para livros maiores. Os livros cabem tranquilamente e ainda sobra um espaço para colocar miniaturas ou pequenos objetos de decoração. Às vezes, porém, é interessante fazer uma estante menos profunda para não ocupar tanto espaço, no caso de quartos ou escritórios pequenos.

 

estante 2.1 estante 2.2

Esta estante também é muito interessante porque usa um espaço que todo mundo geralmente esquece de aproveitar: ao redor da porta. A profundidade aqui é bem grande, de 35cm, o que permite colocar vários outros objetos na frente dos livros. É bom considerar, no entanto, fazê-la menos profunda para não atulhar a área de entrada do quarto.

 

estante 3.1 estante 3.2

A estante mostrada aqui talvez seja um pouco grande demais para a maioria dos quartos por aí (hehe), mas o que vale é a idéia: caixas horizontais e ripas de sustentação um pouco recuadas, como mostra o detalhe na bolinha, o que ajuda as prateleiras a aguentar o peso dos livros. A profundidade dessa é de 23cm, o suficiente para guardar a maioria dos livros.

 

estante 4.1

estante 4.2 estante 4.3

Esta também é um pouco grandalhona demais, mas traz a idéia muito legal de caixinhas quadradas. Com elas, é possível brincar muito mais com a decoração, adicionando pequenos objetos como porta-retratos, lembranças de viagem e até bichinhos de pelúcia.

 

estante 5.1 estante 5.2

Outro exemplo, desta vez com prateleiras mais abertas. As vigas de sustentação ficam a 1 metro uma da outra, para garantir que as prateleiras aguentem o peso. O único cuidado a se tomar com uma estante mais aberta assim é que os livros ficam mais expostos ao sol e ao pó, sendo bom fazer limpezas frequentes. Fora isso, é uma estante ótima para ambientes de estudo, já que a profundidade e o maior espaço permitem a inclusão de vários outros tipos de objetos como material escolar e eletrônicos.

 

estante 6.1

estante 6.2

Por último, uma estante de caixas horizontais que pode ser feita na parede inteira ou simplesmente suspensa acima de uma cama ou escrivaninha, como a minha própria. Na imagem a estante é usada mais para decoração, mas cheia de livros fica melhor ainda. Com bastante espaço horizontal, dá para brincar com a estética e organizar os livros por tamanho, tema ou cor da lombada.

Como dá para ver, é possível pensar em mil diferentes jeitos de fazer uma estante legal para guardar seus livros. O importante é pensar nas suas necessidades e no espaço que você tem. Se você já tem uma estante legal e quer mostrar aqui, comente abaixo! Espero que o post tenha ajudado com alguma inspiração 🙂

Anúncios

17 Respostas para “Encontrando a Estante Perfeita

  1. Que idéias legais! Eu acabei de fazer a minha estante também e o bom foi que, além de economizar, pude moldar a estante ao meu quarto que não tem tanto espaço assim. Não fim nada muito elaborado, pois como foi difícil encontrar algum marceneiro disponível no fim do ano, nós acabamos fazendo por conta própria como um “projeto de férias”. Apesar do cansaço foi bem divertido e serviu para estimular trabalho em equipe e coisas do tipo. 🙂
    Ótimo post. 😀

    • Pois é, tem projetos que não são tão difíceis e que dá pra fazer em casa mesmo, com algumas ferramentas e bastante disposição, hahaha. Você economiza no marceneiro e ainda fica com uma estante bem bonita pra apontar e dizer “eu que fiz ó” 🙂

  2. Creio que tenha ajudado MUITAS pessoas, Mari, inclusive eu!

    Eu tenho prateleiras abertas mesmo, dessas que vendem na Leroy, na Telhanorte etc. Elas envergam bem e tal, queria algo melhor. Então estou fazendo um projeto financeiro, cada semana eu coloco no meu porquinho a quantidade em reais equivalente ao número da semana do ano. Por exemplo, estamos na semana quatro, então coloquei quatro reais essa semana. E assim vai, até no final ter aproximadamente 1.400,00… Você acha que já é um bom começo para pagar a minha estante com um marceneiro?

    E achei incríveis essas projetos disponibilizados 😀

    Beijos
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    • Com certeza, Melzinha! Uma estante do porte da minha – e ela é bem grande – saiu quase 2000 reais. O acabamento é ótimo e o marceneiro fez todo o serviço de furar a parede, pendurar e tal. Vai juntando esse dinheiro que no fim você vai pagar uma estante gigantesca e épica só com as moedinhas que sobram no fim da semana, imagina!

      Beijos!
      Mari

  3. Eu e meu marido compramos as madeiras e montamos nós mesmos uma estante de parede inteira na sala. Ficou linda! Mas deu trabalho. foram uma semana trabalhando o dia todo nela, furando, colando, aparafusando… Ficou gigantesca, mas quando terminei de colocar livros nela descobri que sobraram ainda umas três prateleiras de livros (risos)!

  4. Ótimas dicas, Mari.
    Se não no segundo semestre, talvez no próximo ano eu deva mandar fazer uma estante para a casa nova e já vi aqui um modelo que é bem o meu gosto. rs

    • Oi Leonardo! Isso é uma configuração do seu próprio programa, o McAfee. Para liberar os links você deve desbloqueá-los no seu computador.

  5. Mari! amei as dicas! Aqui no meu quarto eu tambem tenho uma estante feita sobre medidada. Uma boa dica tambem, mesmo que saia mais caro, é botar portas de vidro nas prateleiras para proteger os livros de poeira, traças, etc.

    Parabens pelo blog!

  6. Dei sorte nesse quesito porque meu pai adora trabalhar com marcenaria, como hobby mesmo. Ano passado ele fez minha primeira estante: https://www.dropbox.com/s/8t26pxgmc89piim/IMG_4517.JPG (é pequenininha, mas a adoro ❤ ignorem a bagunça, por favor :P) e mais recentemente ele fez um closet enorme para a minha irmã, que ficou lindo. Agora estou cobrando para que ele faça uma mini-estante/criado-mudo para ficar ao lado da minha cama e guardar meus livros de arte haha (: Um dia quero ter um quarto da minha casa só para meus livros e encher cada centímetro quadrado das paredes com estantes (quem precisa de janelas, né?) haha

  7. Mto legais essas! Estou desenhando uma para pedi pro encomenda, mas estou em dúvida da altura de cada prateleira e da profundidade, qual seria a medida certa para altura de cada prateleira de uma para a outra (lembrando, a estante parece a sua) e a profundidade?

  8. Oi Mari!
    Parabéns pela estante, ficou ótima!
    Estou querendo fazer uma aqui em casa também, porque é tanto livro que não tem mais onde enfiar, rs.
    Mas queria saber qual material você usou, e se aguenta bem o peso, porque eu tinha umas flutuantes que ficaram meio envergadas com o peso dos livros… :/
    Obrigada!

  9. Mari, vou mandar fazer uma estante e estou em duvida em qual largura devo deixar os nichos. Eu vi que a sua teve um bom espaçamento, e os livros couberam direitinho! Não achei nenhuma info por aqui!!! beijoo, adoro seu trabalho (;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s